Congresso regional do Povo em Mauá apoia a luta contra o golpe e pela liberdade de Lula

No último sábado, dia 28 de julho, ocorreu o Congresso do Povo Regional de Mauá, impulsionado pela Frente Brasil Popular (FBP), enquanto organização geral. A atividade ocorreu na Escola Estadual Visconde de Mauá, muito conhecida na cidade do ABC, reunindo aproximadamente 150 pessoas.

A realização do Congresso foi saudada em sua abertura por vários militantes e pessoas presentes como de suma importância frente ao momento crítico do país e por ser o primeiro a ser realizado na região do ABC paulista.

Embora de início, por confusão de parte da organização, os debates tenham começado de maneira um pouco despolitizada e com discussões sobre problemas secundários, logo militantes políticos da região do PT, do PCO, entre outros logo colocaram como questão central dos debates a luta contra o golpe de Estado no país, a luta pela liberdade dos presos políticos, pela liberdade de Lula, pelo direito de Lula ser candidato e contra as reformas golpistas, tal política rapidamente se impôs recebendo o apoio da maioria dos presentes e dando o tom do debate.

Ao final foram aprovadas várias medidas de luta, seguindo o calendário da FBP, com passeata pelas ruas do centro de Mauá no próximo dia 10 de agosto, seguida de ida após a passeata para a avenida Paulista em São Paulo, onde se dará o grande ato do dia contra o golpe de Estado e seus ataques à população e também foi feito o chamado a participação da população no próximo dia 15 de agosto em Brasília, por ocasião do lançamento da candidatura de Lula.

Ao final, o Comitê Mauá contra o golpe de Estado fez o convite à participação de todos às reuniões e mobilizações do comitê na região, que já recebeu adesões no mesmo dia.