Confira como foi a Análise Política da Semana apresentada no último sábado

A Análise Política dessa semana trata dos principais acontecimentos nacionais e internacionais. Destaque para a queda das bolsas e a instabilidade financeira que aconteceu essa semana e o aprofundamento da crise econômica.

Após essas considerações, o companheiro Rui Costa Pimenta comenta os reflexos políticos da crise na Alemanha, por exemplo, que não consegue nem formar um governo refletindo a completa “desagregação do principal centro de estabilidade da Europa”.

Os desdobramentos evidenciam o acirramento dos conflitos internacionais com a Venezuela na mira da intervenção militar e Israel retomando bombardeios na Síria. A análise realça também o problema político nacional imprescindível (a questão da condenação e a possibilidade de prisão do Lula) e a confusão de parcela da Esquerda priorizando a luta contra a reforma da Previdência no momento.

O tímido comentário do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, avaliado à luz da violação do princípio da presunção de inocência e a completa destruição da Constituição Nacional semelhante aos Atos Institucionais da ditadura militar. Por fim, o cínico ataque do deputado Fernando Holiday (DEM), militante do MBL, ao PCO utilizando leis criticadas demagogicamente por ele.

Leia abaixo a transcrição de alguns trechos do vídeo:

“A prisão de Lula é mais um golpe de Estado, a Constituição não permite o que eles estão fazendo. Esqueçamos que se trata de Lula e que acontece pela mão de Moro, lancemos um desafio à esquerda: O STF quer acabar com a presunção de inocência, cláusula pétrea da Constituição, a esquerda é favorável? Quem for vendeu a alma ao demônio. O STF tem a capacidade, a safadeza, de votar uma regra em que a pessoa possa ser condenada sem que o processo termine, e usando essa barbaridade querem colocar Lula na prisão.

Acabar com a presunção de inocência para prender Lula é um Ato Institucional do Judiciário. Os ministros do STF que acabaram com a presunção de inocência deveriam ser julgados, condenados e presos, estão dando um golpe. Como deveriam ter sido os militares de 1964.

Não há nenhuma possibilidade, debaixo do sol, de que 11 juízes modifiquem uma cláusula pétrea da Constituição, mas a imprensa fica discutindo se é possível. É uma ação criminosa do STF. A matéria de Lewandowski na Folha é um miado de tristeza diante do estupro da Constituição realizado por seus colegas do STF.

Falaram que nós temos que respeitar as instituições, devolvemos o desafio, a direita tem que respeitar as instituições, prender Lula é um novo golpe de Estado. Nós estamos chamando todas pessoas conscientes desta ilegalidade a ocupar São Bernardo e impedir a prisão de Lula. Ele não foi condenado e não pode ser preso, se a Polícia Federal tentar levar Lula preso é uma ditadura.”

A Análise Política da Semana acontece todos os sábados às 11:30h. Quem está em São Paulo pode assistir pessoalmente no Centro Cultural Benjamin Perét, na Rua Serranos número 90, próximo à Estação Saúde do metrô. Além disso, o programa é transmitido ao vivo pelo Youtube no canal causaoperariatv. Participe do nosso programa fazendo perguntas e comentários pessoalmente ou durante a transmissão no chat do canal ou no facebook, inscreva-se no canal, compartilhe nas redes sociais e contribua com nossa campanha financeira, ajude a manter a Causa Operária TV: https://bit.ly/cotv-contribua