Conferência Nacional Aberta: uma iniciativa essencial para derrotar os golpistas

A Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe, que acontece nos dias 21 e 22 de julho, foi uma iniciativa conjunta do PCO e dos Comitês de Luta contra o golpe. O objetivo da Conferência é mobilizar e organizar uma campanha que efetivamente coloque os trabalhadores e todo o povo nas ruas contra o golpe e pela liberdade de Lula.

Existe uma confusão generalizada na esquerda, que não consegue se mexer contra um inimigo que está cada vez mais em crise. A direita golpista dá sinais de fraqueza, de divisão entre suas alas, além de sua enorme impopularidade. Diante disso, era preciso que as organizações operárias e populares organizassem imediatamente uma ofensiva para derrotar o golpe.

A desorientação da esquerda, principalmente das maiores organizações de trabalhadores, impede que seja feita uma ação que realmente coloque em xeque o domínio dos golpistas.

Um dos principais fatores de confusão é a própria eleição que se aproxima. A esquerda pequeno-burguesa é iludida pelas promessas de “democracia” que há muito não existem no Brasil e acaba jogando todas as suas fichas na eleição, mesmo diante do óbvio: a eleição sob um golpe de Estado é uma fraude muito maior do que em tempos “normais”.

Na Conferência Nacional Aberta de Luta contra o golpe serão discutidos, com ativistas representando comitês e diversas organizações de todo o País, os rumos da luta, o que efetivamente será preciso fazer para derrotar o golpe. Até mesmo do ponto de vista eleitoral, será preciso organizar uma enorme mobilização para garantir a candidatura de Lula e sua liberdade.

A Conferência se torna aí a principal atividade política do ano, devido à sua importância justamente na organização de um amplo movimento de luta que seja capaz de derrubar os golpistas, soltar Lula e garantir a sua candidatura.