Cinismo, oportunismo e golpe: direita usa caso Marielle para atacar a esquerda, o PT e Lula

Do mesmo ciclo de “colheu o que plantou” sobre a execução de Marielle, o blog de direita, ligado à rede Globo “O Antagonista”, diz que Lula e PT estão se aproveitando do homicídio da vereadora carioca, ao comparar o assassinato à ameaça de prisão do ex-presidente.

Devemos agradecer a didática com que a direita ataca a esquerda. Um distraído poderia concordar que não se deve comparar. Mas, buscando a fonte que intimida essa comparação encontrará o que há de mais pérfido na direita. O Antagonista é um blog de Diego Mainardi (foi um dos principais colunistas semanais da Revista Veja) e outros direitistas.

Dia 15 de março, os fãs do blog citado abriram champanhe por conta da morte da militante do Rio de Janeiro. Comentários como “colheu o que plantou” resume o pensamento direitista. Se traduzirmos o óbvio “colher o que plantou” significa “bem feito”, “parabéns aos envolvidos”, “palmas à PM e à intervenção militar”, “assim que o golpe deve agir com seus oponentes”.

No dia seguinte à chuva de comentários asquerosos, O Antagonista publica “Lula se apropria do cadáver de Marielle Franco”. Referente à resolução do PT, do dia 15, em que elenca dezenas de ações de mobilização, tomar às ruas, para impedir a prisão de Lula e argumentando o significado dos últimos atos golpistas, entre eles a execução de Marielle.

Marielle Franco tem um histórico de corajosas denúncias não só em relação à Polícia Militar, mas também claramente contra a intervenção militar, o golpe como um todo, o golpe que vivemos, que teve início oficialmente em 2016. Esse histórico é encontrado facilmente nas redes sociais da vereadora, vítima desse golpe.

 

Cinismo, oportunismo e golpe: direita usa caso Marielle para atacar a esquerda, o PT e Lula 2

 

A analogia que o Partido dos Trabalhadores fez mostra enxergar todo o quebra-cabeça. O caso Lula assim como Marielle são uma pedra no sapato dos golpistas. A vereadora por que era um canal que abria uma possibilidade de mobilização contra a intervenção militar – que foi implantada, começando pelo Rio de Janeiro para manter o golpe através da força bruta. Lula, por sua vez, porque é a grande expectativa de desfazer todo o golpe e seus efeitos. É assim que golpistas de ontem e hoje agem contra quem se opõe: prisões, assassinatos, logo surgirão relatos de torturas e desaparecimentos.

O que significa uma execução política? Marielle representava milhões de pessoas, por isso sua morte foi política. Da mesma forma Lula em sua representação, chega a, sem exagero, centenas de milhões de pessoas. Isso só no Brasil. Ele é reconhecido no mundo todo. Pessoas de toda parte tem se manifestado contra sua perseguição. A ponto de ele ser indicado a Nobel da Paz, só para se ter uma ideia da repercussão histórica do que estamos vivendo. Esse é o significado da prisão de Lula – uma prisão política.

Não cometer o mesmo erro no caso de Dilma Rousseff em que grande parte da esquerda não acreditava na efetivação do golpe ou fez coro com a direita contra Dilma. O resultado são quase dois anos amargos de medidas criminosas contra a população decretadas por Michel Temer e para garantir a continuação e afirmação do golpe – prisão de Lula e golpe militar.

Importante notar que logo após a notícia da morte de Marielle não só fascistas de “O Antagonista”, mas “bolsominions” e muitos outros apareceram no mesmo tom de aplausos ao acontecimento. Já se perguntou o motivo desse volume fascista quanto ao caso ter diminuído aos poucos? Isso estava esticando a polarização política do país. Esse tipo de comentário escancara a situação: qualquer um de nós pode ser o próximo, não foi um acidente é exatamente isso o que a direita quer – o nosso sangue. A reação natural da esquerda e da população como um todo é de se defender a altura para sua própria sobrevivência. Por essa razão, o volume foi baixando. Ou seja, continua matando e prendendo, entretanto, não precisa avisar.

Porém, essa sobrevivência e liberdade depende de nosso olhar antenado. Não podemos receber um aviso como esse e ao invés de nos contrapor e a altura repetirmos comentários dos cachorros mais loucos da direita. Isso custa, literalmente, nossa vida e nossa liberdade.

Se prendem todos os principais dirigentes e quadros do Partido dos Trabalhadores, maior partido da América Latina, farão isso com toda a esquerda. Esse processo contra toda a esquerda já começou com a execução de Marielle. Assim, o que Gleisi Hoffmann disse em relação a mobilizar contra a prisão do Lula está totalmente correto. “Fazer uma campanha. Não só nós, mas também todos os militantes de movimentos sociais, todos os militantes da esquerda brasileira.” “Queremos dizer em alto e bom som: nós vamos com Lula até o final! Nós vamos com o Lula às últimas consequências!”

Por isso, dia 26 de março é necessário não deixar prender Lula. Data provável do julgamento, realizar manifestação em todas as capitais brasileiras em frente à Justiça Federal e ao Tribunal de Justiça.