Cinecurtas Presidenta exibe documentário sobre Vianninha

O Memorial do Cinema Paulista exibirá hoje no Cinecurtas Presidenta, na Augusta (SP), um documentário sobre a vida do dramaturgo, ator e diretor Oduvaldo Vianna Filho.

Vianna Filho (1936-1974) – um dos mais importantes intelectuais do país e militante histórico do Partido Comunista Brasileiro -, ingressou no PCB aos 9 anos de idade, em 1945, pelas mãos do pai, o também, dramaturgo comunista Oduvaldo Vianna. Permaneceu fiel ao Partido até a sua morte, aos 38 anos, em 16 de julho de 1974, tendo sido destacado integrante do Comitê Cultural desde os anos 1960.

Foi um dos líderes do Teatro de Arena de São Paulo, do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes e do Grupo Opinião (movimento teatral de resistência à ditadura militar pós-1964). Nenhum outro autor teatral brasileiro recebeu tantos prêmios por suas peças, a maioria das quais proibida pela ditadura, entre elas a obra-prima Rasga Coração, que é dedicada por ele “à velha guarda comunista”, como preito de gratidão pelas lições de coragem e combatividade em defesa da democracia e do socialismo.

Nos anos 1970, Vianinha contribuiu decisivamente para a renovação da teledramaturgia, com adaptações de clássicos teatrais para a televisão e o extraordinário seriado A Grande Família, exibido pela TV Globo e escrito em parceria com outros dois dramaturgos e militantes do PCB, Paulo Pontes e Armando Costa. Com rara habilidade para driblar as censuras policial e empresarial, essa comédia de costumes, protagonizada por uma família de classe média remediada, expunha as dificuldades enfrentadas pelo população durante os anos de chumbo.

Lançado em 1985, o filme conta a vida do dramaturgo e expõe suas teses e posicionamentos artísticos formulados em uma época de pungentes acontecimentos políticos e culturais. O fime será exibido no Bar e Espaço Cultural Presidenta – Rua Augusta, 335 | Quarta , 14 de março, às 20h30. Entrada franca.