Causa Operária TV: “Está na hora dos setores que querem mobilizar mostrar sua força”

Trecho da Análise Política da Semana: “Está na hora dos setores que querem mobilizar mostrar sua força” por Rui Costa Pimenta

Veja um trecho da análise política da semana, da COTV, no Youtube. Nesse trecho, o companheiro Rui Costa falou obre o tema “Está na hora dos setores que querem mobilizar mostrar sua força”:

 

“O segundo dia que está sendo convocado agora pela CUT. A CUT articulando uma greve geral, uma política totalmente sem pé nem cabeça, juntamente com as chamadas as centrais sindicais. Essas centrais sindicais, elas servem em geral para impedir que o movimento sindical entre em movimento né. Elas inclusive deveriam se apelidar de descentrais sindicais porque elas impedem a centralização do movimento sindical numa luta única.

Todo mundo sabe que a Força Sindical é uma organização golpista. Todo mundo sabe que essas outras centrais sindicais, as que não são completamente artificiais também são organizações golpistas e de um modo geral nenhuma delas é, nem nunca foi, organização de luta. Os sindicatos que fizeram greves no Brasil nos últimos 30 anos, salvo raras exceções, estão todos na CUT. Essa organização que tem sindicatos de luta. Diante da negativa das centrais, decidiram chamar para o dia 10 de agosto, dia do Basta. Que é uma iniciativa positiva porque até agora não tinha nada; acontecia nada. Tudo emperrado. A gente discutia congresso do povo na frente Brasil Popular: não pode porque o PC do B não quer porque o Ciro Gomes tem que ser candidato da esquerda, se tiver o congresso do Povo vão aprovar o Lula; greve geral não pode porque também se fizer greve será ruim porque os sindicato são todos patronais e pior ainda se tiver greve vai crescer o negócio do Lula. Porque a greve geral vai impulsionar a candidatura de quem do Aldo Rebelo solidariedade? Lógico que não. Então não pode fazer greve geral; não pode fazer nada; não pode fazer ato em favor do Lula porque os governadores do PT todos querem apoiar o Ciro Gomes. Agora eles ficaram meio na miúda porque a gente não sabe o que a gente não tá dentro do PT mas deve ter tido um pouco de arranca rabo para botar o pessoal na linha, mas isso daí é uma coisa a gente sabe temporária. Se você chamar ato do dia 15 e os governadores que poderiam por exemplo alugar aí mil ônibus não vão fazer nada.

É importante falar isso daí para os companheiros que estão refletindo sobre o problema que qualquer governador, o governador do Acre, ele tem condições de colocar 1000 ônibus aí para o ato do Lula. Ele tem muito mais dinheiro que o PCO à disposição dele. Ele tem recursos estatais. Todos esses governadores eles têm milhares de cargos comissionados, são pessoas de confiança que eles colocaram lá. Por que que o pessoal não vai no ato. Todo mundo  tem que pensar: é uma máquina enorme que não serve para nada. É importante pessoa pensar nisso, aí a hora que for votar tem que lembrar dos serviços prestados né.

Quanto quanto os governadores do Acre, Bahia, Ceará, quantas pessoas vão vir desses estados aí onde supostamente o PT controla o governo estadual? aí logicamente que algum ingênuo vai aparecer para falar: mas você tá dizendo pro PT usar máquina do estado para defender o Lula? meu amigo, usar a máquina do estado é parte da luta política no Brasil. Se não for usar para defender o Lula com que objetivo legítimos você vai usar isso daí?

Certeza absoluta que as máquinas de todos os estados nacionais vão estar empenhados na eleição de determinados Governador e senadores e Deputados Federais e estaduais. Não vamos cair na loucura.

Então temos que refletir profundamente em toda essa situação. Está na hora dos setores que querem mobilizar mostrar sua…fazer uma primeira demonstração de força. Por sorte, no meio do caminho, nós convocamos a conferência nacional aberta dos comitês de luta. Então essa conferência ela deveria ter como objetivo esses essas lutas e muito mais porque isso aqui é muito pouca coisa. Se isso aqui fosse o nosso plano de luta seria um plano de luta mixo. Precisa ser bem maior do que isso aqui. Então a conferência tem uma tarefa importante que é o quê? Mobilizar. O que falta no Brasil é uma ferramenta que consiga mobilizar os setores que tenham uma consciência e os setores que estão Despertando para a situação para libertar o Lula, para defender a candidatura do Lula. Isso tem que ser colocado abertamente. Nós não temos que ficar aí mercadejando a candidatura do Lula com outros candidatos, como o PSOL que quer que o Boulos seja candidato. Muito bem. Leva o Boulos. Não temos que parar o mundo por causa do Boulos, que não vale a pena, nem por causa de Manuela d’Ávila e muito menos por causa do Ciro Gomes que é candidato de direita. Que continua insistindo com a questão do Ciro Gomes né apesar da profunda desmoralização da ideia de que o Ciro Gomes é de esquerda.”

Não perca o programa análise política da semana, todos os sábados, a partir das 11h30, ao vivo, no canal COTV, do Youtube.