Catalunha: existe uma ditadura no meio da Europa e ninguém fala nada

Diante da luta pela independência da Catalunha, em que os catalães foram às ruas aos milhões exigir sua soberania diante do estado espanhol – uma luta que dura há mais de cem anos e que sempre é reprimida brutalmente pelo espanhóis – vários dirigentes pela independência foram presos e perseguidos, isso para não falar dos violentos ataques feitos pela polícia durante a votação do referendo, onde os catalães saíram vitoriosos.

O líder separatista, preso desde de Outubro do ano passado, Jordi Sánchez, diante das pressões do imperialismo espanhol, negou-se em tomar posse como presidente da Catalunha. A decisão foi tomada pelo fato de a Promotoria do Tribunal Supremo ter-se negado em conceder a liberdade para Sánchez.

O silêncio da imprensa burguesa internacional sobre o caso demonstra o cinismo dos capitalistas. Se por um lado chamam o presidente Maduro de ditador por ter apoio da população e por tê-la convocado para votar uma nova constituição do país, não falam nada da ditadura do imperialismo espanhol sobre o povo catalão. Uma ditadura que vem agredindo, prendendo e perseguindo um povo soberano e seus líderes.