Caos provocado pelo imperialismo: confrontos na Líbia cortam produção de petróleo pela metade

A Companhia Nacional de Petróleo da Líbia anunciou que sua produção caiu pela metade desde que começaram os conflitos em portos estratégicos do país na semana passada. Uma redução de 450 mil barris de petróleo por dia, além de 70 mil metros cúbicos de gás natural. Ao todo, o país está perdendo US$33 milhões todos os dias no principal setor de sua economia.

Os portos de Ras Lanuf e Al Sidra fecharam na última quinta-feira (14), quando forças rebeldes atacaram esses pontos, atualmente sob controle do general Khalifa Haftar. Uma situação de caos criada desde a queda de Muamar Khadafi, em 2011. Khadafi foi derrubado pelo imperialismo durante uma guerra civil com participação direta de potências imperialistas, com a França, na época governada por Sarkozy, à frente.

Depois do golpe contra Khadafi, a Líbia nunca recuperou sua unidade nacional e um Estado nacional que controlasse todo o território, ficando dividida entre diversos grupos disputando controle do país. Um resultado desastroso provocado pela intervenção estrangeira.