Cadê a vitória que os sindicalistas do Bando dos Quatro nos Correios cantaram na campanha salarial passada?

No dia 12 de março, segunda, o golpista TST (Tribunal Superior do Trabalho) julgou a cláusula 28° do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 dos Correios, que trata do plano de saúde categoria.

O julgamento determinou a destruição do plano de saúde atual dos trabalhadores, com a instituição de pagamentos de mensalidades e o início da exclusão dos pais/mães como dependentes do plano de saúde.

Esse ataque do TST, fora da campanha salarial se deu devido a autorização dos sindicalistas do Bando do Quatro (sindicalistas do PT, PCdoB, PSTU e diretoria do Sintect-MG-LPS), no acordo coletivo assinado em 2017/2018.

Mesmo assinando um acordo com um reajuste ínfimo de 2.07%,  e deixando a cláusula do plano de saúde (cláus. 28°) fora do acordo, nas mãos dos ministros biônicos do TST, o Bando dos Quatro saiu, no ano passado, dizendo queo acordo era uma “conquista”, cantando vitória, cantando vitória para os trabalhadores dos Correios, depois de enterrarem a greve da categoria.

Mentiram para os trabalhadores que a assinatura do acordo teria garantido todos os direitos dos trabalhadores, inclusive o plano de saúde.

Agora resta ver os trabalhadores cobrarem essa fatura, e se organizarem para derrubar o poder do Bando dos Quatro sobre o movimento sindical dos Correios. É necessário a formação de uma oposição formada pela base e que reorganize os representantes da categoria nos Correios.