Burguesia aciona fascistas para atacar Lula e a classe trabalhadora

Não apenas pela mudança de governo se caracteriza o golpe no País: ele coloca toda a burguesia e o conjunto da direita numa ofensiva política contra a classe trabalhadora. Com a reconfiguração da correlação de forças na sociedade, o golpe de Estado está preparando o terreno para o fascismo.

No último período, diversos acontecimentos marcaram a nova etapa do golpe que está sendo inaugurada. A caravana de Lula pela região Sul do País registra bem esse fato. Logo no primeiro dia de caravana, ruralistas e empresários organizaram-se para agredir militantes de esquerda que acompanhavam Lula nas manifestações. Uma cena emblemática expressa a natureza dos grupos que atacaram Lula: um ruralista usando chicote para golpear um trabalhador sem-terra.

O clima de tensão imposto pela direita agravou-se ainda mais. Na última terça-feira, dois ônibus da caravana de Lula foram alvo de quatro tiros pelos fascistas. Esse acontecimento elucida que os golpistas estão dispostos a qualquer coisa para liquidar o ex-presidente, inclusive por meio da organização fascista para um possível assassinato da maior liderança popular do País.

É preciso organizar com máxima urgência comitês de autodefesa que respondam às ameaças e aos ataques das organizações fascistas. Assim, fundamental também é organizar a defesa física de Lula a fim de mostrar à direita que, se ela levantar a cabeça, será prontamente esmagada.