Brasileiros deixam a desejar em estréia na Taça Libertadores

Quatro partidas marcaram a abertura da mais importante competição de clubes do continente latino-americano, a Taça Libertadores da América. Os jogos marcaram os confrontos iniciais da fase de grupos, onde a disputa se dá por jogos de ida e volta, com a classificação dos dois primeiros colocados.

Dois times brasileiros estiveram em ação nesta abertura da competição. Grêmio e Cruzeiro enfrentaram – fora de casa – respectivamente, Defensor-URU e Racing-ARG. E não foi o que poderíamos chamar exatamente de uma boa estréia.

O atual campeão da Libertadores, o Grêmio, foi até o Uruguai enfrentar o Defensor e não conseguiu ir além de um tímido empate. O time uruguaio é um dos mais fracos da competição e mostrou isso em campo. O Grêmio, no entanto, não soube aproveitar a superioridade técnica e sem conseguir apresentar objetividade ofensiva, só abriu o placar já no final da partida, aos 36 minutos da segunda etapa, depois de um bate-rebate dentro da área, com o atacante Maicon empurrando para as redes. Não tardou muito, todavia, para os uruguaios chegarem ao empate, aos 40 minutos, numa bobeada geral da defesa gremista, que permitiu a Gonzalo Rodriguez cabeçear sozinho depois de um escanteio vindo da direita. Depois do gol o time da casa se trancou e garantiu o resultado. Vacilo total do campeão das Américas que poderia ter voltado para casa com uma vitória na partida de estréia.

Cruzeiro visita argentinos e não resiste à pressão

Integrando um dos grupos mais fortes e difíceis da competição -juntamente com outro brasileiro, o Vasco – o Cruzeiro foi até a capital portenha enfrentar uma das mais tradicionais equipes do país vizinho, o Racing. O time brasileiro não jogou mal, mas não suportou a pressão e a velocidade imposta pelo adversário. Os argentinos – embora não tenham dominado a partida de forma categórica – souberam explorar o fator campo e também aproveitar as bobeadas na marcação do Cruzeiro, principalmente nas bolas alçadas à área. Foram 3 gols do mesmo atacante, Martínez, e fechando o placar, Solari, conduzindo a bola pela direita e soltando um petardo rasteiro que ainda resvalou no goleiro reserva do Cruzeiro, antes de ganhar as redes. O time brasileiro ainda fez dois gols, através do uruguaio Arrascaeta e Robinho, mas não foi o suficiente. Final, Racing estreando bem na competição fazendo 4 x 2 no time de Belo Horizonte.

Em um outro importante confronto, os chilenos do Colo-Colo receberam a visita de outro campeão do torneio, os colombianos do Atlético Nacional. E mesmo diante de sua barulhenta e cantarolante torcida, o time chileno não conseguiu estrear como gostaria o seu torcedor. Foi derrotado pelos visitantes pelo placar de 1 x 0, com um gol no segundo tempo assinalado pelo atacante Hernandez. O jogo foi bastante movimentado e o Colo teve maior posse de bola, mas não conseguiu traduzir em gols o controle que obteve da partida. O Atlético Nacional leva para casa três importantes pontos, logo na estréia.

Dando sequência à competição, pelo Grupo 4 o Flamengo recebe o sempre perigoso River Plate-ARG, na estréia das duas equipes. A partida será realizada no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com portões fechados. O time brasileiro cumpre punição imposta pela Conmebol, por ocasião dos incidentes verificados na partida final da Sul-Americana, no ano passado, quando foi derrotado por outro argentino, o Independiente, que sagrou-se campeão da competição. O time rubro-negro estará em campo com sua força máxima escalada pelo técnico Carpeggiani, que poupou quase todo o elenco titular na partida contra o Fluminense, no domingo passado, quando o time da Gávea foi derrotado pelo placar de 4 x 0. Uma ótima oportunidade para o Flamengo estrear com uma vitória contra os rivais históricos do país vizinho. Força Flamengo!