Bradesco deixa de emitir Comunicação de Acidente de Trabalho para trabalhadores com suspeita de doenças ocupacionais

Banqueiros golpistas do Bradesco deixam de emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) nos casos de suspeita de doenças ocupacionais. A direção do banco, em Brasília, não está cumprindo com as normas em relação à situação ergonômicas de trabalho que tem levado os trabalhadores a adquirir lesões por esforço repetitivo (LER/DORT). Isso quando vem aumentando consideravelmente entre os trabalhadores do Bradesco o número de lesionados por esforço repetitivo, principalmente naqueles que trabalham em agências, consequência das péssimas condições de trabalho.

Com o aumento da carga de trabalho, devido à política dos banqueiros de enxugamento do quadro funcional (só no ano passado o banco demitiu cerca de 10 mil funcionários), o regime de chicote para cumprimento de metas de venda de produtos bancários aliada às condições ergonômicas nos locais de trabalho, está levado à categoria a cada vez mais adquirir doenças ocupacionais.

Com o golpe, os banqueiros se sentiram mais à vontade para passar por cima das normas que regulamenta o mobiliário e adequação dos equipamentos bancários.

Segundo as normas, os bancos devem elaborar uma análise ergonômica de trabalho em agências e postos de atendimento e nada disso está sendo feita pela direção regional em Brasília e nem em lugar algum. Os trabalhadores de Brasília têm feito levantamentos e dado informações para que a empresa se adeque às normas de ergonomia, mas nada disso tem levado os banqueiros golpistas a resolver os problemas das agências, e passam por cima da legislação com a maior naturalidade. Não é por acaso que o governo golpista de Michel Temer, recentemente, perdoo uma dívida de aproximadamente R$ 30 bilhões dos bancos Itaú, Bradesco e Santander e sistematicamente a justiça do trabalho vem beneficiando os banqueiros em matérias trabalhistas.

É necessário que a categoria bancária tenha claro que na atual etapa política de golpe de Estado somente uma grande mobilização dos trabalhadores poderá derrotar a ofensiva dos capitalistas e banqueiros golpistas contra a classe trabalhadora que passa necessariamente pela derrota do processo do golpe em andamento no País.