Aula Inaugural da 41ª Universidade de Férias do PCO

Ontem teve início uma das atividades mais tradicionais do PCO, a Universidade de Férias. A atividade reúne militantes de todo o País, especialmente a AJR, juventude do partido, que participa do curso de formação política e opções de lazer/culturais. O tema do curso, coincidindo com os acontecimentos políticos atuais e a formação teórica marxista é “A crise histórica do capitalismo do surgimento do imperialismo ao Neoliberalismo”.

O curso iniciou neste domingo, 28 de janeiro, após o almoço, com uma aula introdutória sobre o problema do declínio do capitalismo e sobre o Imperialismo. De maneira didática abordou conceitos elementares da teoria marxista, estimulando a discussão e o esclarecimento das dúvidas dos participantes.

Na primeira parte da explicação, foi reforçado o caráter definitivo da superação do sistema que enfrenta uma dura crise desde 1870, se estendendo aos dias de hoje. Além desse aspecto, o pressuposto de transformação constante das condições econômicas e sociais da humanidade concluindo que o fim do capitalismo é uma condição inerente à realidade. Foram esclarecidas dúvidas que diziam respeito ao conflito entre moral e ciência, as confusões da esquerda pequeno-burguesa nesse sentido, e o modo que parte da produção acadêmica serve ao propósito de sustentar ideologicamente as bases de exploração do capitalismo.

Na segunda parte foram retomados conceitos da teoria marxista como mercado, valor, valor de uso, preço, lucro, para explicar o problema da mais-valia (problema fundamental para a compreensão do que é o Imperialismo). Nessa parte, discutiu-se também a questão das patentes tecnológicas e como a chamada “propriedade intelectual” dá sustentação ao parasitismo geral da classe burguesa entre outras questões relacionadas à transferência da mais-valia. Assista abaixo à aula para compreender melhor essas questões:

 

Após a aula, a atividade foi concluída com a apresentação da banda Revolução Permanente que animou o jantar no Centro Cultura Benjamim Peret.