As mães no cárcere em debate no TV Mulheres

Foi ao ar no último domingo, mais uma edição do programa TV Mulheres, pelo canal da Causa Operária TV a COTV no Youtube com apresentação da companheira Perci Marrara, em uma iniciativa do coletivo de mulheres Rosa Luxemburgo do PCO em parceria com a COTV.

E para dar continuidade á série de programas mulheres e prisão, Perci Marrara recebeu Bia Fioretti autora do documentário e que conversou com detentas para a produção de seu documentário  “Nascer nas prisões”. A exemplo do que acontece com os homens, a população carcerária entre a população feminina é uma das maiores do mundo, e como segue rigorosamente o modelo de prisões masculinas, acaba deixando as mulheres em condições piores que as dos homens.

As mulheres que, em sua maioria foi presa por conta de participação no tráfico de drogas por causa do parceiro, que já estão presas sem julgamento, ainda vivem em condições precárias. E ainda tem o direito de ficarem em liberdade por conta da gravidez desrespeitados, não apenas quando são presas, mas também, são submetidas a situações degradantes como fazer o parto algemada e ter a sua privacidade violada por agentes penitenciários e por membros da equipe médica.

Demonstrando um enorme domínio de conteúdo e muita propriedade no que falava Bia Fioretti debateu com a apresentadora assuntos espinhosos e que poucos tem a coragem de encarar de frente. Em um sistema em que a mulher estará sempre da base da pirâmide e sendo constantemente oprimida, o programa TV Mulheres “Mães encarceradas” prova que encarar a questão do feminismo de forma sectária é um erro grosseiro. Não se trata apenas do chamado “empoderamento” da mulher, é uma questão olhar para as mulheres na prisão e vê-las que a opressão vem de um sistema capitalista como um todo, e que quando estão ás margens da lei, vivem uma situação de total exclusão e de opressão oficializada por parte do estado burguês.

O programa TV Mulheres vai ao ar todos os domingos pela Causa Operária TV a COTV no Youtube sempre ás 19:00 horas com a apresentação da companheira Percí Marrara. Se inscreva em nosso canal no Youtube e seja um dos já mais de 14 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e combata o monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que há tempos domina os meios de comunicação no Brasil. E contribua também com a nossa Vaquinha on line com o quanto puder e o quanto quiser.