As ilegalidades do STF para perseguir Lula

No trecho abaixo da Análise Política da semana do último dia 3 de fevereiro, o presidente nacional do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, comenta e analisa as ilegalidades da justiça e seus tribunais como o STF elaboradas para criar as condições para a prisão do ex-presidente Lula. Acompanhe!

 

 

“O assunto do momento continua sendo a questão Lula. Nesta semana, a grande discussão do momento, tanto na esquerda, quanto na direita é a prisão do ex-presidente Lula. De acordo com os advogados de Lula, os recursos do TRF se esgotariam no dia 21 de fevereiro, a partir desse momento haveria a possibilidade de prisão do ex-presidente. Uma série de órgãos da imprensa capitalista, setores da burguesia estão pedindo efetivamente a prisão dele. Há uma discussão sobre a segunda instância no STF, o que dá alento para as pessoas que querem ver o problema resolvido pela via institucional de que no TRF seja revogada a segunda instância, e a prisão de Lula cairia, abrindo caminho para sua candidatura como presidente. Há também uma polêmica sobre a jurisprudência no STF da questão da segunda instância no STF, com determinados setores defendendo a medida e outros setores argumentando que é absurdo.

A verdade é que esse problema da segunda instância é totalmente absurdo. Como você tem no Brasil uma mobilização impulsionada pela direita contra a corrupção, apoiado pelos grandes monopólios da imprensa, além de elementos da própria esquerda pequeno-burguesa, então se discute normalmente se os juízes do STF podem passar por cima da constituição, a qual determina que uma pessoa só pode ser condenada após que se esgote todas as possibilidades de recurso. Mas, o STF agindo ilegalmente, tomou em outubro ano passado a decisão de que as pessoas condenadas em segunda instância poderiam ser presas, uma decisão totalmente absurda. Fica evidente que essa decisão foi tomada para a prisão do própio Lula, por meio de um processo grotesco, um processo de perseguição política. Mesmo assim, abre-se um debate, porque falar é grátis, mas o protesto que se ouve contra essas arbitrariedades é mínimo. Nós, no entanto, temos que ter consciência de que se trata da mais pura violação de todos os direitos da cidadania da população brasileira. Mesmo que o processo fosse todo correto,o que está longe de acontecer, mesmo assim se trata de uma perseguição política. Não é porque a pessoa elabora muito bem a perseguição política que ele deixa de ser uma perseguição.Mas, no caso de lula, o processo é completamente bizarro e, portanto, deve ser duramente questionado.”

Participe e acompanhe todos os sábados a melhor análise política da esquerda nacional, a Análise Política da Semana do PCO com Rui Costa Pimenta. A atividade ocorre a partir das 11 e 30 da manhã, todos os sábados, na rua Serranos número 90. Próximo do metrô Saúde.