Apagão: mais da metade dos estados brasileiros foram vítimas do golpe e seu plano de privatizações

O golpe de Estado de 2016, apesar de ter sido dado com a justificativa de que o Brasil precisava ser “passado a limpo”, não trouxe absolutamente nada de bom para os trabalhadores. O massacre que o imperialismo pretende realizar, na verdade, só causará cada vez mais desastres no dia a dia da população.

Contudo, o fato de que uma série de desgraças tem acontecido no Brasil pós-golpe não passaria, para a imprensa golpista, de mera coincidência. Assim, as cheias no Nordeste em 2017 não teriam nada a ver com o fato de que os golpistas aprovaram o congelamento de verbas durante 20 anos. O assassinato de Marielle, por sua vez, dias após de denunciar a Polícia Militar, também seria uma infeliz coincidência.

Obviamente, não se pode acreditar que, de dois anos para cá, o País passou a receber castigos divinos. Todas as tragédias, até mesmo as que não têm uma ligação tão aparente com o governo golpista, foram causadas – ou, pelo menos, intensificadas por causa dos planos do imperialismo para a destruição da América Latina.

O apagão de ontem, que atingiu as regiões Norte e Nordeste, foi um exemplo claro de que não existe nenhuma “teoria da conspiração” em relação ao golpe – existe, sim, uma verdadeira conspiração do imperialismo contra as forças produtivas. Segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), a responsável pelo apagão desta semana foi a empresa chinesa State Grid. Não por acaso, a empresa é a grande interessada na privatização da Eletrobras.

O boicote às empresas nacionais vêm acontecendo frequentemente após o golpe. Afinal, os golpistas querem vender todo o patrimônio brasileiro. Por isso, é necessário que os trabalhadores e a classe trabalhadora se mobilizem contra o golpe de Estado, confrontando diretamente os golpistas.