Ao intervir no Rio, militares tornaram-se mandantes dos crimes da PM

Após a intervenção militar no Rio de Janeiro, a população negra e pobre está com suas vidas constantemente ameaçadas por parte dos órgãos de repressão do estado capitalista. Se antes já era ruim com a Polícia Militar, agora com o exército a coisa ficou ainda pior. Na verdade, os crimes que antes eram atribuídos à PM, agora passam a ser cometidos pelos militares.

Durante uma operação na Vila Kennedy (zona Oeste) no domingo (4), uma mulher foi atingida na coxa por uma bala de fuzil e um idoso de 66 anos foi atingido na cabeça, e morreu. Para justificar a operação das Forças Armadas na favela, o secretário de segurança, General Richard Nunes, disse que o local de “índices de criminalidade controlados”.

Como era de se esperar, o exército na favela apenas aumentou a repressão da burguesia sobre a população. Os militares foram colocados justamente para isso: exercer uma política ditatorial mais sólida contra a classe trabalhadora. Isto em um momento em que a mesma está ameaçando se mobilizar caso Lula seja preso.