Análise internacional, novo programa da COTV estreiou sexta-feira

Na última sexta-feira, dia 16, o companheiro Rui Costa, estreiou o programa “Analise Internacional”, falando sobre as eleições na Itália e o avanço dos facismos por uma Europa dominada pela crise neoliberal.

A Itália é o “calcanhar de aquiles” das economias imperialista. Não estranho é que ela é berço do facismo europeu (já tinha um governo facista 11 anos antes da Alemanha). A questão é que ela tem forte influência da política do restante da Europa, por isso, a escalada da extrema direita em seu território pode influenciar a política do restante dos países imperialistas.

Com a ausência de uma esquerda revolucionária, restam as “esquerdas pequeno-burguesas” que visam a eleição mais do que qualquer linha coerente de ação popular. Devido ao cunho eleitoral, pois, elas temem o questionamento frontal sobre as afirmações da mídia burguesa. Dessa forma, para não “perder eleitores”, acabam proferindo o mesmo discurso da burguesia pintado de ‘verniz vermelho.

Essa atitude,  faz dessas esquerdas, partidos reacionários com tendências à extrema direita quando a polarização política “direita-esquerda” das épocas de crise ocorrem.  “Por visar o sistema eleitoral buguês, essas esquedas têm atitudes burguesas”. O mesmo ocorre no Brasil, com o PSTU, por exemplo.

Nessa situação, o que resta é esperar a reação do proletário. Muito além dos partidos de esquerda, é a força popular quem tem o poder histórico de pressionar a política para atitudes sociais.

Aqui você vê o programa na íntegra.