Acusar seleção russa de não ser “racialmente diversificada” é uma demonstração da ignorância dos EUA

Em matéria publicada no site RT, a seleção russa foi acusada de não ser racialmente diversificada, ou seja, de não possuir mestiços ou mesmo negros em seu plantel que disputou a Copa do Mundo.

A acusação é, no mínimo, mal intencionada, pois seria consideravelmente difícil imaginar a seleção russa com uma composição parecida com a Bélgica ou mesmo a França, times que possuem uma base de jogadores ou familiares vindos de países colonizados africanos.

Também é só por esta razão que esses times europeus conseguem algum sucesso no futebol, pois se dependesse dos franceses natos, dos suíços de origem, etc., esses times não teriam progressão em campeonatos tão difíceis como uma Copa do Mundo.

Já a Rússia não teve colônias africanas, ou seja, não dominou completamente um país negro ao ponto de forçar que os dominados, tamanha opressão, seguissem, migrassem para o país colonizador.

É ignorância uma acusação dessas contra a seleção russa. Na verdade, a matéria é parte de uma campanha que tentou tirar a Copa do Mundo da Rússia, acusando o país, os torcedores e a própria seleção de racista.