3 mitos sobre as questões eleitorais do PT

O companheiro Rui Costa Pimenta analisa 3 mitos sobre a questão eleitoral do PT: 1. Haddad vai ganhar; 2. Lula já decidiu que é o Haddad que deve concorrer; 3. Haddad é o Lula.
Explica também porque se tem disseminado essa confusão.

“Queria desmistificar 3 mitos sobre a questão eleitoral do PT.

Mito número um: É o mais importante, porque é o que mais joga lenha na fogueira das pessoas que estão caindo nessa confusão. O Haddad vai ganhar a eleição. Num debate que fizemos, um cidadão falou com a maior convicção que Haddad praticamente já ganhou. Que está só esperando o fim da eleição para assumir o cargo de presidente da república, sendo que ele ainda nem é candidato. Veja, isso é uma ingenuidade e é importante acentuar esse problema: A burguesia pode parecer morta, mas não está morta, muito pelo contrário. Os banqueiros e os capitalistas tem o controle da economia e da política nacional, até segunda ordem.

Não porque existe uma parcela da população que é a favor de fulano que eles vão entregar a rapadura, isso não é assim. Se fosse assim não tinha golpe de estado. O golpe de estado é sempre contra um governo que foi eleito, ou seja, que tem apoio popular. É uma ingenuidade pensar que porque as pesquisas de intenção de voto (que são inclusive um instrumento de manipulação política da burguesia) indicam A, B ou C a parada está resolvida.

Eu já falei várias vezes que muita gente do PT acha que a eleição é uma espécie de mágica, de feitiço. Parece que a urna é um ídolo da Grécia antiga e que sai uma voz gutural do fundo falando “o vencedor é Fernando Haddad” e todo mundo “Oh! falou a voz de Deus”. Ninguém acredita nisso a não ser as pessoas muito ingênuas.

Os militares já falaram mil e uma vezes: se Lula ganhar a eleição, ou sequer concorrer, vai ter golpe. Delfim Netto falou que vai ter golpe ganhe quem ganhar. Fernando Henrique falou que o próximo governo é provisório.

Fora isso, temos que lembrar que a direita tem rede Globo, Bandeirantes, Rede TV, Record, sei lá quantas redes. Eles encurtaram o tempo de campanha e, como todo golpe, quando a pessoa vê ela perdeu tudo. Todo golpe é assim. Eles querem pegar a população de surpresa e eles tem o poder de fazer muito mais coisa do que a gente possa imaginar.  Eles tem o mapa da eleição e  já estudaram como desviar os votos desse pra aquele, daquele pra aquele outro…

Por exemplo, hoje no jornal a discussão era a seguinte: que uma parte dos votos de Lula, principalmente no nordeste, seria desviada para Marina Silva e outra parte pro Ciro Gomes. Um dos analistas pergunta se o tempo de televisão faria o apoio do Lula ao Haddad chegar a população mais pobre.

O PT tá contando com o ovo saindo da galinha, mas não analisa a situação. Estão pensando, baseados em perquisas de opinião, que o Lula vai pegar os 40% de dar numa maleta pro Haddad. Não é assim. Ainda mais que o PT é um partido frouxo, que não luta, não se mobiliza e não enfrenta a direita. Uma parte da burguesia já vê que no sudeste Lula ganha mas Haddad não, e cogita passar os votos do Bolsonaro pro Alckmin.

A eleição é feita nos bastidores, como se fosse um técnico programando o negócio. pE ua manipulação extraordinariamente grande  e eles tem recursos para manipular. O PT nunca se preocupou sequer em ter um órgão de imprensa próprio, mas os inimigos do PT tem, sei lá, 50 mil órgãos de imprensa e estão só esperando o momento pra falar que o Haddad é filho do Maluf, que o filho do Lula comprou a Petrobras… O que a gente acha que vai acontecer na eleição? Eles vão desmantelar os adversários, é isso que eles estão planejando.

O que nós temos que dizer é o seguinte: Mesmo que o Lula concorresse às eleições, e mesmo que o fizesse em condições mais favoráveis que a atual, ainda assim a eleição seria uma guerra, não ia ser um passeio.

Acho que teve muita gente que não viu as eleições que Lula perdeu e acha que Lula ganha qualquereleição. Não é assim. Eu mesmo vi Lula perder três eleições. E nas três a burguesia fez Lula ir de 60% dos votos pra 20% e pegou um cara que tava na rua catando latinha e colocaram como presidente da república. Quando eu vi Collor ganhar a eleição eu falei: “como é possível essa figura de plástico ganhara eleição de uma pessoa como Lula?”. Porque o Lula já era uma liderança política extraordinária naquela época.

Então, falar que Haddad vai ganhar é completamente ilusório. Nós temos que acompanhar como a burguesia manipula a eleição (e ela está manipulando faz tempo).

Segundo mito: Lula já decidiu que é Haddad. Não. A colocação do Lula é muito clara: Ele é o candidato. Haddad seria o vice dele.

Terceiro mito: O Haddad é o Lula. Não é verdade. É chato falar isso, mas nós não podemos fazer propaganda de que filé de gato é lebre. Não dá. Até na feira seria ma coisa extremamente desonesta com o consumidor. O pessoal quer votar no Haddad porque ele é do PT? Tudo bem. Mas que ele seria o robô do Lula, ou poste como o pessoal fala, pode esquecer. O Haddad é um candidato do compromisso entre a ala direita do PT e o Lula. E como tal é um candidato muito incerto. Um grande ponto de interrogação. E nós não estamos no momento de confiar cegamente em ninguém.

Finalmente, a realidade política nacional e internacional não corrobora com nenhum otimismo. A esquerda internacional está sendo massacrada em todos os lugares. Há ameaça de invasão da Venezuela. O imprerialismo organizou um insurreição para derrubar o presidente da Nicarágua. A Cristina Kirchner está sendo processada. Rafael Correa está sendo esmagado no Equador.  No Paraguai já faz tempo que a esquerda está toda submissa comendo na mão da direita. Não tem nenhum panorama favorável em lugar nenhum da América Latina.

A situação nacional e internacional está cada vez mais grave, o que implica em que o imperialismo estpa cada vez mais preocupados em assegurar o controle das suas colônias. E nós somos uma espécie de colônia dos norte americanos. Eles querem controlar a situação aqui de maneira decisiva.

Última questão: Por que o pessoas semeia toda essa ilusão, essa confusão? qual é o propósito? No fundo, no fundo, por que eles não levam a candidatura do Lula adiante? Nós temos que entender que detrás disso existe uma política que foi expressa por gente do PT, mas foi expressa ainda mais claramente por Ciro Gomes que perguntado se defendia a candidatura de Lula respondeu: “Eu não quero que Lula seja candidato. Não quero que Lula ganhe a eleição”. Foi muito claro. Explicou que acha que a candidatura do Lula polariza o país.  Quer dizer, joga os trabalhadores contra a burguesia. Acentua, acirra, a luta de classes. Continuou dizendo que quer um governo que unifique o país, ou seja, que coloque todo mundo que está revoltado contra o golpe, contra as reformas do Temer, debaixo da bota dos capitalistas. Quer que o país “volte ao normal”, mortadelas e coxinhas se abracem nas ruas, que todo mundo esqueça Lula,as reformas e “vamos pra frente” que é uma epifania.

Esse o motivo do ataque à candidatura d Lula. Todo um setor da direita do PT sabe que levar adiante a condidatura d Lula é enfrentar os capitalistas e a direita. E eles acham que não dá pra enfrentar os capitalistas e a direita, que tem que abaixar a cabeça. É uma posição servil.”